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Loja de Papelaria com Personalizados

UX/UI

A Loja Online de Papelaria da RVDesign contém em seu catálogo coleções divertidas e autorais com possibilidade personalização. A identidade foi toda desenvolvida com base no emotional design. Suas formas arredondadas, fotos e produtos com foco no público mais jovem e feminino reflete bem o universo da marca.

Double Diamond

Meu processo de UX Design foi divido 4 fases em: Descoberta e definição, onde analisei, pesquisei e tive os principais insights sobre como seria a loja e de desenvolvimento e entrega , onde criei, testei as soluções, desenvolvi o produto final e fiz o lançamento no mercado.

Descoberta e Definição

Entendimento: Inicialmente foi criado um briefing com a necessidade de listarmos todos os produtos que seriam cadastrados, assim como suas categorias e tags, fazendo assim uma auditoria de conteúdo completa.
Clareza sobre o desafio: Uma loja de produtos personalizados intuitiva, fácil para personalizar cada item, boa navegabilidade, excelente arquitetura da informação, sem muitas etapas para conclusão de pedido e experiência "friendly." O cliente fará tudo pelo sistema do WordPress, usando o plugin Elementor PRO e Woocomerce pelo seu baixo custo de manutencão.
Matriz CSD: Depois de muito levantar questões através de um Brainstorm, separei as principais certezas, suposições e dúvidas para levar adiante na pesquisa. Cheguei a 3 perguntas principais:
1. O que é essencial saber para a personalização de um produto?
2. O que faz a pessoa desistir ao personalizar um produto?
3.Como tornar a experiencia de personalizacao online mais agradavel?
Desk Research e Benchmarking: Analisei nesta etapa lojas online pelo Brasil, que oferecem a personalização online e como é este processo. Cheguei aos seguintes resultados:

SEO Google Friendly

As lojas de personalização com mais seguidores e interações estavam bem raqueadas no Google.

Personalização Confusa

Oportunidade de tornar a personalização de papelaria online descomplicada.

Muita Informação

Todos os sites priorizam a informação da personalização à estética e experiencia do usuário.

Garantias e Trocas

Destaques sempre para a garantia e troca que o cliente tem ao pedir um produto personalizado.

Desenvolvimento e Entrega

Criação e Ideação : Após o levantamentos de dados, chegou a fase de geração de ideias e foram criados os primeiros esboços de wireframes para testes de fluxo e usabilidade focados no usuário (UX). Aqui o principal era fazer o Site map funcionar bem e ver se todos os itens e categorias estariam de fácil acesso e entendimento. Após algumas ideias e definições, chegamos aos modelos de personalização para os principais produtos da loja: Cadernos, Blocos e Brindes.
Styleguide e Protótipo : Aprovado o fluxo no desenho de média fidelidade , começei a desenhar o styleguide, layout, defini conceitos, estilo de design e assim foi desenvolvido o primeiro protótipo de alta fidelidade da loja.
Teste de Usabilidade : Após a criação de Scripts e formulação dos requisitos para participar dos testes, foram observados 3 usuários que já tivessem feito alguma compra de papelaria personalizada antes. O Objetivo : testar se eles conseguem concluir a personalização de um produto ( Caderno/Bloco/ Brinde).

Resultados | 1º rodada de Testes

Todos concluiram

Todos conseguiram concluir a personalização, mas acharam confusa.

Mais imagens

1 dos usuários gostaria de ver imagens de como seria a folha do caderno escolhida na seleção.

Clareza nas Informações

1 dos usuários disse: "Não ficou claro quanto tempo após a compra posso enviar a ideia que quero pro produto."

Resultados | 2º rodada de Testes

Todos concluiram

Todos conseguiram realizar o processo de personalização dos 3 itens. Os participantes gostaram da experiência e acharam simples.

Mais imagens

1 dos usuários gostaria de ver imagens de como seria a folha do caderno escolhida na seleção.

Rápido

Todos acharam rapida a personalização

Pós Lançamento

Alguns dos pontos principais que foram destacados na experiência durante o lançamento:

Conclusão

A Loja Online da RVDesign foi um desafio enorme para minha carreira como iniciante de UX Design ao qual me orgulho muito do resultado. A loja ainda tem pontos de melhoria e desenvolvimento que ao longo do tempo precisa ser aprimorado junto aos usuários mas já está em perfeito funcionamento.

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