.projeto

Landpage e Branding Bagunça na Cozinha

UX/UI

O projeto de Branding e criação de Landpage do Bagunça na Cozinha foi criado pela Vanessa Huguinin e ele consite em oferecer entretenimento para as crianças enquanto aprendem algo relacionado a alimentação. Tem oficinas e animação para eventos, curadoria de roteiros gastronômicos e um Ebook com refceitas assinado pela Chef Gabriela Kapim, referência na área.

Double Diamond

Meu processo de UX Design foi divido 4 fases em: Descoberta e definição, onde analisei, pesquisei e tive os principais insights sobre como seria a landpage e de desenvolvimento e entrega , onde criei, testei as soluções, desenvolvi o produto final e fiz o lançamento no mercado.

Descoberta e Definição

Entendimento: Inicialmente a cliente pegiu a criação de uma marca onde passasse toda a atmosfera infantil e de culinária. Coletei mais algumas informações importantes no Briefing como onde seria aplicada essa marca, qual o objetivo, serviços prestados, referências de marcas que ela já conhece na áera, qual o público que ela pretende atingir entre outras.
Clareza sobre o desafio: O desafio principal era a criação de uma marca que impactasse com sua atmosfera, visualmente falando e fosse facilmente reconhecida durante eventos ou no meio online. Também foi pedido a criação de uma Landpage para a divulgação dos serviços, exibição dos contatos e um botão que levasse a compra no site da Hotmart.
Desk Research e Benchmarking: Analisei nesta etapa todas as referências fornecidas pela Vanessa, os pontos em comum entre todos assim como seus diferencias e cheguei aos seguintes resultados:

Elevado Padrão

O Bagunça na Cozinha oferece um padrão mais elevado de serviços já que conta com nomes de peso na área.

Venda Escalável

Nenhuma outra marca que vende serviços gastronomicos para crianças em eventos ou oficinas, oferece ebooks ou produtos digitais.

Identidade Divertida

Todas as marcas anilisadas tem uma identidade colorida e visualmente atraente mas sem muito trabalho de Branding como: frases e slogans, Reduçao de marca, mascote.

Branding

Branding : Criado no Universo Lúdico, a logo foi inspirada no nome da marca: Letras da tipografia em bagunça e com algumas até remetendo a frutas. A forma reduzida da Marca é dentro de uma fruta, trazendo assim sempre o tema principal à vista: Gastronomia Kids.
Tipografia : Para trazer peso ao nome, a fonte child dream foi escolhida e para destaques e slogan a fonte Bimbo que tem como principal caracterísica a escrita parecendo de uma criança. Para textos corridos, temos a Poppins. Todas as fontes fazem o balanceamento Visual necessário para o equilibrio das peças gráficas. .
Paleta de Cores : A paleta foi baseada em alguns dos alimentos principais e também frutas presentes na alimentação, para o nome das cores temos: Tomate, Melancia, Manga, Kiwi, Brócolis e Mirtilo.
Identidade Visual
: Para a aplicação da Marca temos elementos desenhados a mão livre, brincadeiras com cores, uniforme divertido, alimentos em vetor, Titulos personalizados como a logo e animação dos elementos nas peças ONLINE.

Tipografia

Paleta de cor

Desenvolvimento e Entrega

Criação e Ideação : Após o levantamentos de dados, chegou a fase de geração de ideias e foram criados os primeiros esboços de wireframes para testes de fluxo e usabilidade focados no usuário (UX). Aqui o principal era fazer o Site map funcionar bem e ver se todos os itens e categorias estariam de fácil acesso e entendimento. Após algumas ideias e definições, chegamos aos modelos de personalização para os principais produtos da loja: Cadernos, Blocos e Brindes.
Styleguide e Protótipo : Aprovado o fluxo no desenho de média fidelidade , começei a desenhar o styleguide, layout, defini conceitos, estilo de design e assim foi desenvolvido o primeiro protótipo de alta fidelidade da loja.
Teste de Usabilidade : Após a criação de Scripts e formulação dos requisitos para participar dos testes, foram observados 3 usuários que já tivessem feito alguma compra de papelaria personalizada antes. O Objetivo : testar se eles conseguem concluir a personalização de um produto ( Caderno/Bloco/ Brinde).

Resultados | 1º rodada de Testes

Todos concluiram

Todos conseguiram concluir a personalização, mas acharam confusa.

Mais imagens

1 dos usuários gostaria de ver imagens de como seria a folha do caderno escolhida na seleção.

Clareza nas Informações

1 dos usuários disse: "Não ficou claro quanto tempo após a compra posso enviar a ideia que quero pro produto."

Resultados | 2º rodada de Testes

Todos concluiram

Todos conseguiram realizar o processo de personalização dos 3 itens. Os participantes gostaram da experiência e acharam simples.

Mais imagens

1 dos usuários gostaria de ver imagens de como seria a folha do caderno escolhida na seleção.

Rápido

Todos acharam rapida a personalização

Pós Lançamento

Alguns dos pontos principais que foram destacados na experiência durante o lançamento:

Conclusão

A Loja Online da RVDesign foi um desafio enorme para minha carreira como iniciante de UX Design ao qual me orgulho muito do resultado. A loja ainda tem pontos de melhoria e desenvolvimento que ao longo do tempo precisa ser aprimorado junto aos usuários mas já está em perfeito funcionamento.

plugins premium WordPress