.projeto

EBAC Veggie

UX/UI

Reserva de Mesa intuitiva e descomplicada

O Restaurante vegano EBAC Veggie foi tema da última jornada de UX Design que conclui, onde o desafio principal para desenvolver um fluxo de reserva de mesa para clientes online.

Double Diamond

Meu processo de UX foi divido em 4 fases:
Descoberta e definição, onde analisei e pesquisei sobre os principais pontos do nosso desafio e as fases de desenvolvimento e entrega , onde criei e testei as soluções.

Descoberta e Definição

Proposta de Valor pouco clara: Depois de elaborado a prosposta de valor da EBAC Veggie, entendemos que o restaurante vegano tem um diferencial da experiência gastronômica inovadora e 100% sustentável. Este ponto precisava ser comunicado de forma clara e assertiva. OUtros pontos fortes são: Os ingredientes são de origem local e frescos, o ambiente da EBAC é perfeito para ser ponto de encontro de momentos especiais ou até reuniões no meio do dia. As palavras chaves aqui são: Sabor, Sustentabilidade e Inovação tudo isso no centro de São Paulo.
Clareza sobre o desafio: O cliente gostaria de um site para reservas de mesa online e este novo canal de atendimento poderá não só reservar as mesas mas também aumentar a visibilidade da proposta de marca e evidenciar seus diferenciais.
Matriz CSD: Depois de muito levantar questões através de um Brainstorm, separei as principais certezas, suposições e dúvidas para levar adiante na pesquisa. Cheguei a 4 perguntas principais:
1. Como transformar a experiência física para a experiência digitial?
2. O que torna o processo de reserva simples e confiável para usuários?
3. Os clientes gostam de restaurantes com sazonalidade?
4. Veganos tem costume de comer fora? Eles encontram dificuldades na hora de sair pra comer?
Desk Research e Benchmarking: Depois de analisar pesquisas, artigos e concorrentes direta e indiretamente, chegamos aos seguintes resultados:

1. Para a melhor experiencia no site , o segredo é conseguir traduzir a identidade do restaurante, com design atraente e navegação intuitiva. Ter valores claros, fotos e vídeos que mostrem a real experiencia dos consumidores e suas avaliações daquele lugar.
2. Para o usuário concluir uma reserva esta precisa ser simplificada, intuitiva, ter suporte se necessário, confirmação de conclusão da reserva e muitos se sentem seguros ao reservar olhando o SSL.
3. Cardápios sazonais chamam a atenção dos consumidores, gerando interesse em experimentar novidades.
4. O número de Veganos comendo fora de casa tem crescido em SP e frequentemente eles pesquisam menus online antes de decidir onde comer e buscam restaurantes conhecidos por sua flexibilidade em adaptar pratos. Os links tem que estar de fácil acesso.

.mais resultados

Cardápio Online

Todos já disponibilizam seu cardápio online, seja para download ou pra delivery.

Whatsapp e Delivery

Todos fazem atendimento pelo Whatsapp e possuem Delivery (seja proprio ou Ifood)

Eventos e Atrações

Os concorrentes possuem alguma atração no local, seja uma lojinha ou um show ao vivo.

Avaliações

O Destaque nas redes sociais está sempre na opinião e feeback do cliente sobre a experiência completa no local.

Criando Personas e User Story:Foram criadas 2 personas para o projeto, uma jovem influenciadora consciente vegana chamada Ana Lis e um Pai em transição Alimentar. Ambos com necessidades diferentes mas que convergem em um ponto especifico.

.resultados

Selos e Garantias

Ana verifica selos e garantias de qualidade em todas as preparaçõesdos prato.

Sustentabilidade

Como uma pessoa Vegana, Ana procura um ambiente sustentável para reuniões.

Tabela Nutricional

Eduardo confere no Site da EBAC Veggie uma sessão destinada a informação nutricional dos pratos feitos na casa.

Espaço para a Família

Eduardo confere no Site da EBAC Veggie antes de fazer sua reserva e verifica que há espaço kids e um cardápio adpatado para eles.

Desenvolvimento e Entrega

Golden Path e o Wireframe :Primeiro em baixa fidelidade, foi desenhado o caminho principal que o usuário percorreria para efetuar a reserva na casa e só depois feito o wireframe passo-a-passo no papel. Após a definição de como seria esse caminho, foi criado o primeiro wireframe no Figma para teste.
Styleguide e Protótipo : Após o fluxo aprovado, criei o design system para o site, com a nova logo da EBAC Veggie, paleta, tipografia e elementos. Com o estilo em mãos, desenvolvi o Protótipo de Alta Fidelidade navegável no Figma.
Teste de Usabilidade : Após a criação de Scripts e formulação dos requisitos para participar dos testes, foram observados 3 usuários que já tivessem feito alguma reserva online antes. O Objetivo : testar se eles conseguem agendar uma reserva de mesa.

.resultados

Todos concluiram

Todos conseguiram realizar o processo de agendamento de reserva de mesa. Os participantes gostaram da experiência, acharam simples, intuitivo, bonito e rápido.

Mais imagens

1 dos participantes sugeriu colocar imagens de como seria esse “ambiente interno” e “ambiente externo”.

Não leu as Informações

1 dos participantes não leu todas as informações na tela mas concluiu de acordo com o desenvolvido: A confirmação de reserva vai por email ou SMS/Whatsapp.

Aumentar a fonte

1 dos participantes sugeriu aumentar um pouco a fonte/tipografia.

Conclusão

O projeto da EBAC Veggie foi em uma semana intensa de jornada, um Design Sprint rico de aprendizado onde pude me desenvolver e aprimorar meus estudos em UX | UI Design. Aqui, abordamos apenas o desenvolvimento do Golden Path do site de reservas, mas este projeto tem muitas outras vertentes a serem desenvolvida ainda.

Abaixo o certificado de conclusão.

plugins premium WordPress